10 Dicas para Divulgar seu Camping no Facebook

O Facebook atualmente é a rede social mais relevante no Brasil. Milhões de Brasileiros utilizam ela todos os dias para se comunicar com seus amigos, interagir com empresas, comprar, pesquisar locais de lazer e também para procurar campings!

O grande benefício é que qualquer empresa, instituição ou organização pode ter um espaço de divulgação simples, gratuito e fácil de ser gerenciado. As Páginas do Facebook são um recurso tão legal que muitas pequenas empresas acabam optando por não criar um site, utilizando apenas uma Página na rede social para divulgar seus produtos e serviços.

Você pode fazer o mesmo: ter uma Página no Facebook, interagir com os campistas e deixar seu camping mais visível na internet!

Muitas pessoas se atrapalham e não sabem muito bem como iniciar e acabam “metendo os pés pelas mãos”. Por isso, damos algumas dicas para que você possa aproveitar ao máximo essa rede social, divulgar seu camping e ainda conquistar mais campistas!


1. Tenha uma Página

Tenha uma Página e não um Perfil. No Facebook, Páginas foram feitas para empresas e Perfis para pessoas. As regras do Facebook não permitem que uma empresa tenha um perfil, e você pode vir a ter problemas (ser bloqueado) ser não estiver de acordo com essa regra.

O conteúdo das páginas pode ser visto por qualquer pessoa, sem que ela precise solicitar para ser sua amiga. As páginas não têm limites de número de fãs, diferentemente dos perfis, que tem um limite de número de amigos. Ao ter uma Página, ela pode ser curtida pelas pessoas que conhecem seu camping. À medida que você for fazendo um bom trabalho, o número de curtidas vai subindo e cada vez mais pessoas vão conhecendo seu camping!

Obs.: Todas as dicas que daremos abaixo são apenas para Páginas e não para Perfis.

2. Dados Completos

Na página no Menu “Editar Página”, é possível completar todas as informações do seu camping. É muito importante ter ali todos os dados do camping: nome, endereço, cidade, estado, telefone de contato, e-mail e formas de chegar ao camping.

Não deixe faltar qualquer informação que facilite ao campista entrar em contato com o camping e chegar até ele. É nessa parte que os usuários do facebook, vão saber mais sobre seu camping!

Para completar os dados, acesse Editar Página > Informações da Página e complete com o máximo de informações possível.

3. Personalize o endereço da sua Página

Quando você já tiver algumas curtidas em sua Página, o Facebook permitirá que você personalize o endereço de modo que ela seja algo como http://www.facebook.com/NomeDoCamping. Não há um número oficial, mas fala-se em 25 fãs para poder fazer essa alteração.

Ao personalizar esse endereço, seu camping será mais facilmente encontrado nas buscas do Google e do próprio Facebook. E fica mais fácil também para você divulgar a Página.

Para personalizar o endereço, acesse Editar Página > Atualizar Informações da Página > Endereço Web no Facebook > Editar

4. O que é legal postar

É legal postar fotos do camping em geral, um amanhecer, um passarinho, uma cachoeira, uma flor, as pessoas acampando… Fotos de coisas simples que façam o campista ter vontade de ir para o camping.

Use o facebook para informar sobre promoções, pacotes, eventos, datas especiais. Informe também sobre reformas e melhorias nas estruturas.

Tudo que atraia o campista para seu camping, que faça ele sentir vontade de ir acampar pode ser interessante!

5. Crie álbuns de fotos

As Páginas permitem que você crie vários álbuns, e isso é legal para você poder organizar as fotos. Crie um álbum só com as Fotos do Camping, mostrando como é a área de acampamento, recepção, cozinha, banheiros, etc. Assim o campista pode facilmente saber o que vai encontrar ao chegar no camping. Faça outro álbum, por exemplo, com as fotos dos atrativos próximos ao camping, outro com as fotos dos campistas que estiveram acampando, outro de eventos que foram realizados no camping, etc. Assim, você facilita que o campista encontre o que está procurando.

6. Compartilhe o que interessa ao público campista

Se você não tem nenhuma novidade, nenhuma nova foto, nenhuma promoção para postar, ou simplesmente você está sem criatividade, você pode compartilhar conteúdos de outras páginas parceiras que também produzem conteúdo que interessa ao público campista.

Procure acompanhar o trabalho de páginas de marcas de equipamentos de camping, páginas relacionadas a aventuras, campismo, meio ambiente, etc. Essas páginas podem estar gerando conteúdo interessante, e compartilhar esse conteúdo é uma forma de manter sua página ativa.

Mas, mesmo assim, não deixe de produzir suas próprias postagens! Isso é muito importante.

7. Evite postar coisas pessoais

A partir do momento em que seu camping tiver uma Página no Facebook, as informações serão públicas e poderão ser visualizadas por qualquer pessoa, inclusive campistas em busca de um local para acampar. Por isso, poste apenas informações relacionadas ao camping. Por mais que o camping seja simples e familiar, um pouco de profissionalismo é sempre bom!

8.  Poste com uma frequência

Você não precisa postar alguma coisa todos os dias, mas é importante não deixar sua Página “abandonada”. Qualquer pessoa pode ver as datas das postagens e “pega mal” quando uma página não tem postagens. Além disso, não manter a Página ativa gera desconfiança em quem está buscando informações sobre o camping – “será que este camping está funcionando?”.

Seria recomendado pelo menos uma postagem por semana. Se você puder postar 2 ou 3 vezes por semana também já está bom, e uma vez por dia seria ótimo!

9. Fique sempre de olho

Como comentamos antes, você não deve criar uma página e depois abandoná-la. Muitas vezes, vemos perguntas feitas por campistas que nunca foram respondidas em páginas abandonas. Isso é muito ruim para a imagem do camping.

Mesmo que você não vá postar alguma coisa todos os dias, pelo menos entre na sua Página e veja o que as pessoas curtiram, comentaram, compartilharam. Interaja de forma simpática com os campistas, sempre respondendo suas dúvidas e críticas.

10. Vale a pena impulsionar (patrocinar) os posts?

Vale sim, especialmente se for uma publicação especial ou alguma promoção. Impulsionando com uns R$30 você já consegue atingir um público maior e fazer sua postagem ser vista por muito mais pessoas. Você pode impulsionar para um público que já curtiu sua página (e já é fã) ou pode tentar atingir pessoas que ainda não curtiram e assim aumentar seu número de fãs.

No entanto o facebook tem várias regras para os posts que serão impulsionados e é preciso ficar atento antes de criar as artes já que não pode ter mais de 20%  de texto na imagem.

Outra coisa que pode ser bacana, se quiser atingir ainda mais gente é acertar com outras páginas para compartilharem sua postagem. Isso pode gerar uma visualização ainda maior, mas claro, tem seus custos também.


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